sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Quanto maior o QI do homem, mais fiél ele tende a ser

De acordo com a pesquisa, o ateísmo e o liberalismo político também são características de homens com o QI alto.
Segundo o autor do estudo, o especialista em psicologia evolutiva da London School of Economics, Satoshi Kanazawa, "homens inteligentes estão mais propensos a valorizar a exclusividade sexual do que homens menos inteligentes".
A pesquisa divulgada pela revista especializada Social Psychology Quarterly mostrou que os homens que traem suas parceiras tendem a ter o QI mais baixo, enquanto ser fiel a mulheres e namoradas é sinal de que eles são mais inteligentes e "evoluídos".
Para chegar a essas conclusões, Kanazawa cruzou dados de duas grandes pesquisas americanas que mediam atitudes sociais e QI de milhares de adolescentes e adultos. Após analisar os estudos National Longitudinal Study of Adolescent Health e General Social Surveys, o especialista percebeu que as pessoas que acreditam na importância da fidelidade sexual para uma relação demonstram QI mais alto.
Ampliando o resultado das análises, Kanazawa também concluiu que o comportamento "fiel" do homem mais inteligente é um sinal de evolução da espécie. Se ao longo da história evolucionária os homens sempre foram "relativamente polígamos", as pesquisas demonstrariam que esse quadro está mudando.

Para Kanazawa, assumir uma relação de exclusividade sexual teria se tornado uma "novidade evolucionária", e pessoas mais inteligentes estariam mais inclinadas a adotar novas práticas em termos evolucionários. Isso se deveria ao fato de pessoas mais inteligentes serem mais "abertas" a novas ideias e questionarem mais os dogmas.

Quanto às mulheres, Kanazawa esclarece que a exclusividade sexual não está diretamente relacionada ao maior QI entre elas, já que sempre foram relativamente monogâmicas, e isso não representaria uma evolução.
O interessante é que a mesma coisa não funciona para o lado feminino, pois parece que a inteligência das mulheres não é algo que influencie em sua escolha entre trair ou não.
Acredita-se que esse novo padrão de homens tenha surgido com a evolução pois, nos primórdios dos tempos o homem tinha tendência a se reproduzir o máximo possível. Hoje em dia a evolução mostra que isso não seja talvez a melhor coisa, por isso os mais inteligentes conseguem ser fieis, pois segundo muitos homens, a escolha de uma boa mulher é sempre a melhor saída, mas o problema é que hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar uma boa mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário