sábado, 29 de outubro de 2011

Encontrado um gigantesco disco de gelo no espaço.

 Pela primeira vez foi observado no espaço um disco imenso de gelo agrupado em torno de uma estrela.
A descoberta veio do Observatório Espacial Herschel, mostrando pela primeira vez um gigantesco disco de vapor de gelo agrupado em torno de uma jovem estrela. A água se expande para fora de seu sistema, sendo possivelmente formador de futuros cometas. A nova descoberta mostra que a água em planetas parecidos como a Terra pode ser comum e banal.
O autor da pesquisa, Michiel Hogerheijde, declarou à revista Science: “Nossas observações deste vapor frio indica que existe água suficiente no disco para preencher centenas de milhares de oceanos como os da Terra”.
Os astrônomos imaginam que este vapor congelado seja revestido de grãos de poeira na superfície do disco. Através do contato com luz ultravioleta, várias moléculas de água podem se soltar deste disco, formando uma fina camada de gás.


Estima-se que a estrela na qual o disco orbita é bastante jovem, cerca de 10 milhões de anos, localizando-se na constelação de Hidra a 175 anos-luz de distância da Terra. O disco circunda a estrela 200 vezes a distância entre o Sol e o nosso planeta.
Os pesquisadores imaginam que em milhares ou milhões de anos, estas partículas congeladas de água irão se fundir formando corpos celestes, gigantescos cometas ou até mesmo planetas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário