quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cientistas encontram novo Planeta com água.



Além de 'enorme fração da massa' formada por água, ele tem leve atmosfera.
É considerado uma 'super-Terra' e foi encontrado pelo telescópio Hubble.

Um grupo de astrônomos descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (em Cambridge, nordeste dos Estados Unidos) e pela Nasa.
Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado "GJ1214b", descoberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble da Nasa. Segundo estudos recentes de um grupo de astrônomos, ele tem "uma enorme fração de sua massa" composta de água.
Em nosso sistema solar existem três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes de gelo (Urano e Netuno).
Por outro lado, existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e "Júpiteres" quentes.
"Observações do telescópio espacial Hubble da Nasa acrescentaram este novo tipo de planeta", ressaltou comunicado conjunto do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e da Nasa. Os estudos foram realizados pelo astrônomo Zachory Berta e por um grupo de colegas.
Características

O "GJ1214b", situado a 40 anos luz da Terra, é considerado uma "super-Terra", com 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes seu peso.


Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius).
Em 2010, um grupo de cientistas liderado por Jacob Bean havia indicado que a atmosfera de "GJ1214b" deveria ser composta em sua maior parte por água, depois de medir sua temperatura.
No entanto, as observações também podem ter sido feitas em razão da presença de uma nuvem que envolve totalmente o planeta.
As medições e observações efetuadas por Berta e por seus colegas quando o "GJ1214b" passava diante de seu sol permitiram comprovar que a luz da estrela era filtrada através da atmosfera do planeta, exibindo um conjunto de gases.
O equipamento do Hubble permitiu distinguir uma atmosfera de vapor. Depois, os astrônomos conseguiram calcular a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, comprovando que ele tem "muito mais água do que a Terra e muito menos rocha"

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Casal Ateu doa US$ 2 milhões para crianças na Etiópia


Doação servirá para construir centro para vítimas da Aids e tuberculose.
Instituição leva o nome da filha adotiva dos atores, a menina etíope Zahara.


Angelina Jolie e Brad Pitt doaram US$ 2 milhões na criação de um centro para crianças etíopes com Aids e tuberculose. Brad Pitt e Angelina Jolie são pais adotivos de uma menina etíope, Zahara, de 3 anos. O centro levará o nome da filha adotiva do casal, Zahara. O Comitê Global de Saúde disse que a doação da fundação serviria para construir um centro na capital da Etiópia, Adis-Abeba, para tratar órfãos aidéticos e desenvolver um programa para tratar a tuberculose resistente a medicamentos.
Jolie, ganhadora do Oscar, adotou uma menina etíope chamada Zahara, agora com três anos de idade, em julho de 2005.
"É nossa esperança que, quando Zahara estiver mais velha, assuma a responsabilidade pela clínica e continue sua missão", disse Pitt em um comunicado.
Pitt e Jolie têm agora seis filhos. São eles os gêmeos Knox Leon e Vivienne Marcheline, nascidos em julho; Shiloh, 2; Zahara, o vietnamita Pax e o cambojano Maddox são adotados.
"Nosso objetivo é trazer o sucesso que tivemos no Camboja para a Etiópia, onde as pessoas estão morrendo de tuberculose, uma doença curável, e de Aids, uma doença tratável", disse Jolie.
A Etiópia tem a sétima maior taxa de tuberculose no mundo. Estima-se que 1,7 milhão de pessoas estejam infectadas com HIV no país, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A Unicef estima que mais de 900 mil crianças tenham ficado órfãs devido à Aids na Etiópia.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

e assim o homem o fez...

Daniel Radcliffe sobre seu Ateísmo militante e casamento Gay.



“Não defina a si mesmo por sua sexualidade, não se defina como hétero ou gay, defina a si mesmo como pessoa e ajude outra pessoa se ela estiver com problemas. A razão final do casamento gay deferia ser legalizada em todos os lugares porque, quando criança, você olha para sua mãe e seu pai e eles estão casados, e aí você olha pra um casal gay que estão juntos pelo mesmo tanto tempo, mas porque eles não podem se casar, sua relação não parece a mesma. Sim, casamento gay é sobre abençoar simbolicamente um relacionamento, mas a questão central é sobre transmitir uma mensagem fundamental de igualdade. As pessoas gays devem ter direito de igualdade em todos os lugares. Se você crescer como um jovem homem, sabendo que não tem as mesmas oportunidades que todo mundo, você se sentirá uma vítima e isso trará grandes prejuízos pra você. “
“Eu não sou religioso, eu sou ateu, e um ateu militante quando a religião começa a impactar na legislação. Nós precisamos de educação sexual nas escolas. As escolas têm que falara para as crianças desde pequenas sobre relacionamentos, gay e hétero.”

domingo, 12 de fevereiro de 2012

10 CURIOSIDADES SOBRE O PLANETA TERRA


1. A gravidade não é uniforme:
é que a força gravitacional varia à medida que nos deslocamos pelo planeta, de maneira que nosso peso não é objetivamente o mesmo no Brasil e em Portugal, por exemplo.Crê-se que as causas podem estar relacionadas às profundas estruturas subterrâneas e ter alguma relação com a aparência da Terra num passado longínquo. Atualmente, dois satélites gêmeos do programa GRACE escrutam meticulosamente o planeta para elaborar um mapa gravitacional mais detalhado.

2. A atmosfera foge:
Algumas moléculas situadas no limite da atmosfera terrestre incrementam sua velocidade até o limite que lhes permite escapar da força gravitacional do planeta. O resultado é uma lenta, mas constante fuga do conteúdo de nossa atmosfera para o espaço exterior. Devido a seu menor peso atômico, os átomos soltos de hidrogênio atingem sua velocidade de escape com mais facilidade e sua saída para o espaço é a mais freqüente. Felizmente para a vida em nosso planeta, o abundante oxigênio preserva a maior parte do hidrogênio bloqueando-o em moléculas de água e o campo magnético da Terra protege o planeta da fuga de íons.

3. A rotação não é constante:
A velocidade com que a Terra gira sobre seu próprio eixo não é constante, senão que sofre pequenas alterações que fazem variar a duração de nossos dias. Mediante a sincronização de diferentes radiotelescópios desde diferentes latitudes, e graças aos modernos sistemas de GPS, os cientistas conseguiram medir com precisão estas pequenas variações na velocidade de rotação e constataram que a maior delas se produz entre os meses de janeiro e fevereiro, quando os dias são mais longos por uns poucos milésimos de segundo. Esta variação deve-se à interação gravitacional da Terra e a Lua, mas também pela forte atividade da atmosfera no hemisfério norte e a fenômenos meteorológicos como "El Niño". Por pôr um exemplo, alguns experientes acham que a tsunami da Indonésia reduziu a duração do dia em 2,68 milionésimos de segundo.

4. Os cintos de Van Allen:
Ao redor da Terra existem zonas de alta radiação – uma interior e outra exterior - denominadas cinturões de Van Allen (em honra ao seu descobridor) e situadas a uma altura de 3.000 e 22.000 km sobre o equador. Estes cinturões são formados por partículas de alta energia, sobretudo prótons e elétrons, cuja origem esteja provavelmente nas interações do vento solar e dos raios cósmicos com os átomos constituintes da atmosfera. A potência da radiação é tal que os cinturões são evitados pelas missões espaciais tripuladas, dado que poderiam aumentar o risco de câncer dos astronautas e prejudicar gravemente os dispositivos eletrônicos. Em 1962, os cinturões de Van Allen foram alterados pelos testes nucleares dos EUA no espaço o que provocou que vários satélites ficassem de imediato fora de serviço.

5. A Terra e a Lua distanciam-se:
Desde há vários milhões de anos que a Lua está se afastando da Terra a um ritmo lento, mas constante. Os cientistas calculam que a taxa de afastamento é de uns 3,8 centímetros ao ano, o que em longo prazo chegará a levar a Lua até uma distância crítica. No entanto, os astrônomos acham que dentro de 5 bilhões de anos, quando o Sol se converterá numa gigante e vermelha atmosfera em expansão, provocará que o processo se reverta. A Lua voltará a aproximar-se da Terra e acabará por se desintegrar ao superar o denominado limite de Roche (18.470 quilômetros sobre nosso planeta) explodindo em mil pedaços e formando um espetacular anel, como o de Saturno, ao redor da Terra.

6. Marés na atmosfera:
Ainda que o efeito seja quase inapreciável, uma variação de parcos 100 microbares, os cientistas comprovaram mediante detalhadas medições estatísticas que a força da Lua não só desloca os mares e a terra senão também a massa de ar que rodeia nosso planeta. Ainda que o movimento seja tão pequeno que mal supõe 0,01 por cento da pressão normal na superfície, o dado revela que o poder gravitacional da Lua é capaz de mudar muita coisa.

7. Um estranho "bamboleio":
O denominado "bamboleio de Chandler" é o único movimento da Terra para o qual ainda não existe uma explicação convincente. Descoberto em 1891 pelo astrônomo Seth Carlo Chandler, trata-se de uma variação irregular no eixo de rotação da Terra que provoca um deslocamento circular entre 3 e 15 metros ao ano nos pólos terrestres. Sobre este movimento foram lançadas todo tipo de teorias, inclusive que causa o movimento das placas tectônicas, terremotos e erupções. Ou ainda que detona fenômenos como "El Niño" ou o aquecimento global. Em julho do ano 2000, uma equipe de cientistas estadunidenses anunciou que a causa do bamboleio estava nas flutuações de pressões no fundo do oceano. Segundo esta teoria, este movimento no fundo dos mares mudaria a pressão exercida sobre a superfície terrestre, e provocaria o estranho bamboleio dos pólos. Suas teorias ficaram no ar após que entre janeiro e fevereiro de 2006 laboratórios de todo mundo comprovassem que o movimento tinha cessado por completo, numa anomalia que ainda não souberam explicar.

8. A Terra é um grande circuito elétrico:
Perfeitamente localizados a ambos lados do equador, a Terra dispõe de oito circuitos fechados de corrente elétrica que permitem a troca de carga entre a atmosfera e a superfície através de fluxos verticais. Em condições de bom tempo, os cientistas observaram um fluxo de carga positivo que se move desde a atmosfera para a Terra por causa da carga negativa de nosso planeta. Depois de anos de observação do comportamento das tormentas e as variações na ionosfera, a hipótese preferida hoje pelos cientistas é que este fluxo descendente de corrente positiva é contrária aos elétrons que são tranferidos à Terra durante as tormentas. Mesmo assim, ainda falta uma explicação plausível com relação a forma em que as variações na ionosfera afetam à formação de tormentas.

9. Toneladas de material cósmico caem a cada ano da atmosfera:
Segundo dados do space.com, a quantidade de pó cósmico que cai a cada ano na Terra supera as 30 mil toneladas. A maior parte deste material procede do cinturão de asteróides situado entre Marte e Júpiter. Os fragmentos provem dos constantes choques entre asteróides e são arrastados para o interior do sistema solar. Uma boa quantidade deles estão entrando permanentemente em nossa atmosfera.

10. Os pólos magnéticos da Terra mudam constantemente de lugar:
O campo magnético da Terra varia no curso de eras geológicas, é o que se denomina variação secular. Durante os últimos cinco milhões de anos efetuaram-se mais de vinte mudanças e a mais recente foi há 700 mil anos. Outras inversões ocorreram há aproximadamente 870 e 950 mil anos. Não se pode predizer quando ocorrerá a seguinte inversão porque a seqüência não é regular. Certas medições recentes mostram uma redução de 5% na intensidade do campo magnético nos últimos 100 anos. Mantido este ritmo, os campos voltaram a se inverter dentro de uns 2 mil anos.

Charles Robert Darwin

12 de Fevereiro, aniversário de Charles Robert Darwin, um dos assassinos de deus...


Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 – Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual[1]. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.[2] Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859.

Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia.[3] A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.[4] Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos próximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possíveis objeções. Contudo, a informação de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forçou a publicação conjunta das suas teorias em 1858.[5]

Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural.[1] Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza. Ele ingressou na Royal Society e continuou a sua pesquisa, escrevendo uma série de livros sobre plantas e animais, incluindo a espécie humana, notavelmente "A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo" (The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, 1871) e "A Expressão da Emoção em Homens e Animais" (The Expression of the Emotions in Man and Animals, 1872).

Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.[6] Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.[7]

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Vestígio do big bang...

23 curiosidades sobre o Universo


A Terra pesa 5 980 000 000 000 000 000 000 000 kg;

Se estás a tentar decorar o nome das estrelas, começa por esta: Torcularis Septentrionalis. Não a consegues pronunciar, mas também não consegues esquecer;

Um carro a 160km/h demoraria 221 000 milhões de anos a chegar ao centro da Via Láctea;

O Universo expande-se cerca de 1,6 biliões de km por hora;
Os astronautas não podem chorar. Não que seja lei, mas porque não existe gravidade para que as lágrimas possam escorrer;

As interferências nas televisões são provocadas pelas ondas do Big Bang no início do Universo;

A constelação do Cruzeiro do Sul tem 54 estrelas, das quais só consegues ver 5 à vista desarmada;

O maior vulcão conhecido situa-se em Marte, o Monte Olimpo, 3 vezes mais alto que o nosso Monte Evereste;

A Lua afasta-se da Terra cerca de 3cm por ano;

As estrelas anãs são tão densas, que um dado feito desse material pesaria tanto como um carro;

A estrela Eta Carinae emite cerca de 5 milhões de vezes mais energia que o Sol;

Todos os anos caem cerca de 150 toneladas de meteoritos e fragmentos na Terra. Trata-se de uma média de 410kg por dia;

Em 1846 foi anunciada a descoberta de uma 2ª lua em órbita da Terra. Mais recentemente, entre 1966 e 1969, foram anunciadas mais 10 luas. Todas acabaram por não se demonstrar verdadeiras;

As estrelas não cintilam. O que vemos, é a interferência da atmosfera terrestre na luz que chega até nós;

Planeta é uma palavra grega que significa viajante. Deram esse nome aos planetas pois estes se deslocavam em relação às estrelas “fixas”;

O Telescópio Espacial Hubble é capaz de fotografar os olhos de uma mosca a 13 700km de distância, teoria ainda não demonstrada devido à inexistência de moscas no espaço;

A ventania em Neptuno chega a atingir os 2 100km/h;
O impacto da alunagem da Apollo 12 fez com que a superfície lunar vibrasse durante 55 minutos;

Não conseguimos ver uma única estrela em tempo real, e a maioria vemos mesmo com milhares de anos de atraso. Até o nosso Sol demora 8 minutos e 20 segundos a chegar a nós, pelo que se explodisse, demoraríamos esses 8 minutos para nos apercebermos. E algumas estrelas que observamos no céu podem já não existir…
Já agora, 45% dos americanos desconhecem que o Sol é uma estrela;

O primeiro pé a pousar na Lua (de Neil Armstrong) calçava o número 41;

O buraco negro mais pequeno já descoberto, tem apenas 24km de diâmetro. Não te iludas: na verdade estes micro buracos negros exercem uma força de atracção muito mais forte que os grandes, ou seja, quanto mais pequenos, mais devastadores;

O teu corpo junto do buraco negro da curiosidade acima, seria transformado num simples fio de esparguete.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Megan Fox culpa religião por se sentir insegura com assuntos relacionados ao sexo


A atriz Megan Fox diz que se sente machucada todas as vezes que é chamada de símbolo sexual. "Toda a atenção, as pessoas dizendo que você é linda, só alimenta minhas inseguranças e faz com que isso seja praticamente intolerável", diz a atriz ao jornal "The Daily Star".

Megan diz que a culpa por toda a insegurança é a religião. 

"Fui criada no Pentecostalismo, uma religião severa. Tudo é ruim, errado, e você vai para o inferno com isso", explica a morena. "Tive várias conversas sobre como sexo é uma coisa ruim". 





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bebe nasce com cauda e é considerado um deus pelos indianos.

Mais um resultado da ignorância humana, o que era pra ser tratado como uma mutação genética, a religião o transforma em um simbolo divino.
Multidões estão reunindo-se em templos indianos para ver um bebê muçulmano com "uma cauda", que é acreditado para ser a reencarnação de um Deus Hindu. O menino de 11 meses de idade, foi nomeado Balaji ou Bajrangbali, um outro nome para o "senhor macaco-guerreiro" Hanuman. Iqbal Qureshi, avô maternal da criança, está fazendo orações em Balaji de templo em templo, onde os povos oferecem dinheiro para ver o menino.
O Sr. Qureshi diz que o bebê tem nove pontos em seu corpo como o guerreiro Hanuman. Jornalistas estão pagando caro pela novidade.
Cientistas dizem que "a cauda" é resultado de mutações genéticas ocorridas sem explicação naquela região.





como ateus enxergam o universo

A Afegã Aisha de 18 anos mutilada por marido religioso Taliban

A Afegã Aisha de 18 anos foi entregue pela sua família durante a infância
para casar-se com um soldado Taliban de quem recebia constantes abusos,
violência e agressões, um dia tentou fugir do marido violento mas 
não conseguiu e teve seu rosto mutilado, seu nariz e orelhas foram arrancados
pelo Taliban, ela desmaiou e, no meio da noite, despertou em meio 
a um líquido viscoso. “Quando abri meus olhos, não podia enxergar nada,
por causa do sangue ”Aisha foi abandonada na montanha.
Achavam que ela morreria. Mas ela conseguiu, apesar de terrivelmente ferida, 
chegar à casa de seu avô. E foi tratada durante 
dez semanas num posto médico administrado por americanos.
Hoje ela está nos estados Unidos, ja usando uma prótese até a cirurgia 
plástica definitiva. Dr. Peter Grossman, diz que seu nariz e suas orelhas 
serão reconstituídas com osso, pele e cartilagem extraídos de outras 
partes de seu próprio corpo. A mulher do médico disse que Aisha se 
lembra de seus tempos de escravidão toda vez que se olha no espelho, 
mas hoje já é capaz de sorrir e, quem sabe um dia, poderá superar toda 
a injustiça e crueldade de que foi vítima, num momento em que era uma 
adolescente, com todos os mesmos sonhos de quem um dia quer ser feliz, 
amar e ser amada.

Essa prática é muito comum, pois a bíblia prega claramente o machismo e violência contra mulher, a ignorância aliada a uma religião que escraviza e molda o caráter de um ser humano pode resultar em um mal terrível, pois impede qualquer tipo de liberdade, escolha e o pior, incapacidade de evoluir em todos os aspectos

o nascimento de um monstro - lavagem cerebral religiosa